• (83) 3044-6603

PROJETO DA PARAÍBA QUE FISCALIZA USO DE EPI´S NAS EMPRESAS É FINALISTA DO INOVA SENAI 2020

Assessoria de Comunicação 

De acordo com dados do Observatório Digital de Segurança e Saúde do Trabalho, o Brasil ocupa o 4º lugar no ranking mundial de acidentes de trabalho. O dado revela uma situação preocupante, e que tem um impacto social e financeiro considerável. 

Nesta perspectiva, um ex-aluno do SENAI da Paraíba está desenvolvendo uma tecnologia que vai proporcionar mais segurança para os trabalhadores, e redução de custos com acidentes de trabalho para os empresários.

Pedro Henrique que é ex-aluno dos cursos técnicos em Mecânica e Eletroeletrônica do SENAI Distrito Industrial, em João Pessoa e atualmente está matriculado no curso de tecnologia em Automação Industrial da Faculdade SENAI da Paraíba, está desenvolvendo sob a orientação do instrutor, Francisco Cid, um detector de Equipamentos de Proteção Individual. A tecnologia intitulada “EPI SCAN” consiste numa tecnologia de monitoramento capaz de identificar se o trabalhador está usando os EPI’S necessários para desempenhar atividades laborais conforme as normas regulamentadoras de segurança.

“O nosso projeto busca mudar a realidade laboral, gerando um ambiente seguro, e inovando à fiscalização do uso de EPI´s de forma que haja um aumento na produtividade da indústria” disse Pedro Henrique.

A gerente do SENAI Distrito Industrial, em João Pessoa, falou da importância do projeto, e espera que ele esteja disponível para as empresas brevemente. “Buscamos através dessas iniciativas, incentivar o desenvolvimento de soluções para a indústria paraibana, uma vez que os dados de acidentes no trabalho revelam a necessidade da implementação desse projeto, e esperamos que em breve possamos ver esse produto no mercado”, afirmou Patrícia Ventura, gerente do SENAI Distrito Industrial.

O projeto é finalista da etapa Nacional do Inova SENAI, na categoria soluções, e concorrerá com projetos de inovação de todo o Brasil, durante o evento que acontece de 23 a 27 de novembro. E no dia 26, das 17h às 18h30, os empresários poderão escolher os projetos inovadores, numa votação que será realizada durante uma rodada de negócios. Para participar, o empresário deverá se inscrever no link: https://www.portaldaindustria.com.br/senai/canais/semanadeinovacao

“Os alunos do SENAI Paraíba mais uma vez demonstram sua capacidade de desenvolvimento de projetos inovadores alinhados aos interesses e necessidades da indústria brasileira. A cada ano a capacidade empreendedora dos nossos alunos é superada, e gera excelentes projetos de inovação, o que para nós é motivo de muito orgulho”, disse Euler Sales, diretor Regional do SENAI PB.

O objetivo do Inova SENAI é divulgar e consolidar a cultura interna da inovação por meio do desenvolvimento de projetos que atendam as demandas de inovação da sociedade e da indústria. E ainda difundir ferramentas de gestão da inovação e trabalhar habilidades e atitudes empreendedoras.


Compartilhe no Facebook