Alunos da Faculdade SENAI da Paraíba apresentam Pesquisas relacionadas à Tecnologias de Alimentos

No último dia 10 de março, 16 alunos concluintes do curso de pós graduação em Qualidade e Segurança dos Alimentos da Faculdade SENAI da Paraíba, na cidade de Sousa fizeram uma apresentação das pesquisas desenvolvidas durante a elaboração dos Trabalhos de Conclusão de Curso.

Entre os temas explorados pelos alunos, estiveram “Prospecção Tecnológica sobre Ulva lactuca, Aplicada a Ciência e tecnologia de Alimentos”, “Perspectivas para a Aplicação dos óleos essenciais de citrus em Alimentos: Prospecção Tecnológica”, “Fermentação Natural aplicada em produtos de panificação”, “Jambolão (Eugênia Jambolana Lam) e suas propriedades Bioativas aplicadas à Ciência e Tecnologia de Alimentos” e Implementação de Mapa de Riscos em Laboratório de Indústria de Laticínios da cidade de Sousa”. Os trabalhos foram orientados pela professora Mônica Tejo.

Já as pesquisas “Rotulagem de alimentos sob a Perspectiva do Código de Defesa do Consumidor, com enfoque na segurança alimentar e dos alimentos”, “Cerveja artesanal: Componentes e Processos Produtivos”, “O Conceito COMFORT FOOD aplicado à ciência e tecnologia de alimentos” e “Prospecção Tecnológica sobre enriquecimento de massa Alimentícia tipo nhoque, com farinha de arroz vermelho à base de biomassa de banana verde” (Musa AAB, Prata), foram supervisionadas pela professora, Inês Nunes Queiroga.

Foram apresentados ainda trabalhos sobre as seguintes temáticas: “Elaboração de mapa de risco de uma indústria de derivados de coco na cidade de Sousa”, “Condições higiênico-sanitárias e elaboração de pops de uma peixaria localizada na cidade de Boqueirão – PB”, “Elaboração de procedimentos operacionais padronizados (Pops) e manual de boas práticas de manipulação de alimentos de uma confeitaria na cidade de Patos”, e ainda um sobre o tema “ Avaliação dos rótulos de produtos lácteos com ênfase na declaração obrigatória da presença de lactose”, que foram orientados pela professora, Mônica Correia Gonçalves.

A pós-graduação em Qualidade e Segurança dos Alimentos tem carga horária de 360horas, e as aulas acontecem aos sábados a cada 15 dias, nos horários das 8h às 12h e das 13h às 17h, na cidade de Sousa.

O curso busca capacitar profissionais nas funções de gerenciamento, planejamento, acompanhamento, operacionalização de atividades relacionadas aos processos qualidade e segurança dos alimentos imprescindível para formação de um profissional que atenda aos anseios do mercado de trabalho. As inscrições para uma nova turma já estão aberta. Informações adicionais podem ser obtidas através do telefone: (83) 3182-0236.


Compartilhe no Facebook